Projetos em andamento
Choro Patrimônio Cultural Brasileiro
Parceria de gestão do Ponto de comercialização da Sala do Artista Popular
Já realizados
Aquisição de circuito interno de tevê, equipamentos de conservação para o laboratório e mobiliário paraguarda de coleção de pintura do Museu; digitalização das coleções de folhetos de cordel, xilogravuras e recortes de jornal (hemeroteca); migração do banco de dados bibliográfico e museológico e a ampliação dos projetos educativos.
Apoio: Fundação Vitae.
Exposição Amazon Ritual, sobre a cultura amazônica. Nova York, sede da Organização das Nações Unidas, por ocasião da celebração dos 500 anos do Brasil.
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas
Programa Artesanato Solidário/Conselho da Comunidade Solidária.
Foram apoiados diferentes polos de artesanato de tradição cultural a partir da constituição de diversas parcerias: em Candeal, uma comunidade do município de Cônego Marinho, no Norte de Minas Gerais, Tracunhaém (PE), São Mateus (ES), Coqueiro Campo e Campo Alegre (MG) e Irará (BA), Juazeiro do Norte (CE), com a revitalização do Centro de Cultura Mestre Noza; Rio Real (BA), Riacho Doce (AL) e Santana do Araçuaí (MG). Januária e Pedras de Maria da Cruz (MG), Passagem, Salvador, Lauro de Freitas (BA), Paraty e Angra dos Reis (RJ), Abaetetuba e Santarém (PA), Corumbá e Ladário (MS), Apiaí (SP) e São Luís (MA).
Apoio: Sudene, Petrobras, Petrobras Distribuidora, Bird/Unesco, Fundação Banco do Brasil, Projeto Alvorada, Ministério da Cultura e Eletrobra.
Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular no âmbito do patrimônio imaterial. Exposições, seminários, edições de catálogos e cd-roms sobre os seguintes temas: Círio de Nazaré (PA), Festas de Largo (BA), Divino Maranhense (MA e RJ) e Ferramentas de orixás (RJ).
Apoio: Petrobras.
Etnodoc, primeira edição. Teve por objetivo a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro por meio do apoio à produção de documentários inéditos para exibição em TVs públicas
Apoio: Petrobrás
Site do IPHAN: Etnodoc
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, primeira etapa. Com gestão conceitual e metodológica do CNFCP/DPI/IPHAN, o Programa foi desenvolvido pela Acamufec junto a 65 polos de artesanato tradicional, dentre os quais 05 polos de artesanato indígena. Os projetos na sua totalidade foram elaborados de forma participativa, com base no diagnóstico situacional de cada polo e no método etnográfico de trabalho de campo.
Apoio: Ministério da Cultura e BNDES.
Projeto do Programa Sala do Artista Popular. Realização de 14 exposições e dois encontros de artesãos, além de contribuir para a melhoria das condições de produção e dos resultados na comercialização dos produtos.
Apoio: Caixa Econômica Federal.
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, segunda etapa. Estruturado segundo três eixos de apoio – apoio à produção, promoção da distribuição e da comercialização, promoção da divulgação dos polos e produtos.
Apoio: IPHAN e Vale S/A.
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, terceira etapa. Durante os sete anos (2007-2014), as ações do Programa abrangeram 75 municípios, 93 associações, beneficiando a mais de 4 mil artesãos e artesãs de diferentes regiões do país que trabalham com diferentes tipologias artesanais. Foram realizadas três edições do Mercado Brasil de Artesanato de Tradição, mostra com exposição e venda do artesanato produzido pelas comunidades de artesãos do Promoart.
Apoio: IPHAN e Vale S/A.
Projeto de Produção e montagem de nove mostras temporárias realizada no âmbito do Programa Sala do Artista Popular, Edição de 2018.
Apoio: CNFCP/IPHAN
Mostra Retrospectiva do Programa Sala do Artista Popular
Apoio: CNFCP/IPHAN.