Projetos em andamento
Parceria de gestão do Ponto de comercialização da Sala do Artista Popular

Já realizados
Gestão da pesquisa de inventário.
Termo de colaboração com o IPHAN/DPI. Iniciado em 2019, tem por objeto a Instrução Técnica do Processo de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.
Mostra Retrospectiva do Programa Sala do Artista Popular
Apoio: CNFCP/IPHAN
Participação na exposição Ferrão de sombras e outras coisas [Shadows Stings & Others Things], realizada pelo Museu de Antropologia da Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, Canadá, que reuniu em torno de duzentos bonecos e marionetes provenientes de quinze países.
Projeto de Produção e montagem de nove mostras temporárias realizada no âmbito do Programa Sala do Artista Popular, Edição de 2018.
Apoio: CNFCP/IPHAN
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, terceira etapa. Durante os sete anos (2007-2014), as ações do Programa abrangeram 75 municípios, 93 associações, beneficiando a mais de 4 mil artesãos e artesãs de diferentes regiões do país que trabalham com diferentes tipologias artesanais. Foram realizadas três edições do Mercado Brasil de Artesanato de Tradição, mostra com exposição e venda do artesanato produzido pelas comunidades de artesãos do Promoart.
Apoio: IPHAN e Vale S/A.
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, segunda etapa. Estruturado segundo três eixos de apoio – apoio à produção, promoção da distribuição e da comercialização, promoção da divulgação dos polos e produtos.
Apoio: IPHAN e Vale S/A.
Projeto do Programa Sala do Artista Popular. Realização de 14 exposições e dois encontros de artesãos, além de contribuir para a melhoria das condições de produção e dos resultados na comercialização dos produtos.
Apoio: Caixa Econômica Federal.
Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, primeira etapa. Com gestão conceitual e metodológica do CNFCP/DPI/IPHAN, o Programa foi desenvolvido pela Acamufec junto a 65 polos de artesanato tradicional, dentre os quais 05 polos de artesanato indígena. Os projetos na sua totalidade foram elaborados de forma participativa, com base no diagnóstico situacional de cada polo e no método etnográfico de trabalho de campo.
Apoio: Ministério da Cultura e BNDES.
Exposição Amazon Ritual, sobre a cultura amazônica. Nova York, sede da Organização das Nações Unidas, por ocasião da celebração dos 500 anos do Brasil.
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas
Etnodoc, primeira edição. Teve por objetivo a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro por meio do apoio à produção de documentários inéditos para exibição em TVs públicas
Apoio: Petrobrás
Site do IPHAN: Etnodoc
Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular no âmbito do patrimônio imaterial. Exposições, seminários, edições de catálogos e cd-roms sobre os seguintes temas: Círio de Nazaré (PA), Festas de Largo (BA), Divino Maranhense (MA e RJ) e Ferramentas de orixás (RJ).
Apoio: Petrobras.
Programa Artesanato Solidário/Conselho da Comunidade Solidária.
Foram apoiados diferentes polos de artesanato de tradição cultural a partir da constituição de diversas parcerias: em Candeal, uma comunidade do município de Cônego Marinho, no Norte de Minas Gerais, Tracunhaém (PE), São Mateus (ES), Coqueiro Campo e Campo Alegre (MG) e Irará (BA), Juazeiro do Norte (CE), com a revitalização do Centro de Cultura Mestre Noza; Rio Real (BA), Riacho Doce (AL) e Santana do Araçuaí (MG). Januária e Pedras de Maria da Cruz (MG), Passagem, Salvador, Lauro de Freitas (BA), Paraty e Angra dos Reis (RJ), Abaetetuba e Santarém (PA), Corumbá e Ladário (MS), Apiaí (SP) e São Luís (MA).
Apoio: Sudene, Petrobras, Petrobras Distribuidora, Bird/Unesco, Fundação Banco do Brasil, Projeto Alvorada, Ministério da Cultura e Eletrobra.
Aquisição de circuito interno de tevê, equipamentos de conservação para o laboratório e mobiliário paraguarda de coleção de pintura do Museu; digitalização das coleções de folhetos de cordel, xilogravuras e recortes de jornal (hemeroteca); migração do banco de dados bibliográfico e museológico e a ampliação dos projetos educativos.
Apoio: Fundação Vitae.